Inglês para viagem: O que fazer na primeira viagem internacional

Inglês para viagem: o que fazer na primeira viagem internacional

É normal que haja insegurança na hora de fazer uma viagem internacional, muitos tem medo de não estar com os documentos ok, e principalmente de não entender o que é pedido durante o embarque e na imigração. O português acaba no embarque para o voo internacional, a partir dali é necessário se virar no idioma do destino escolhido, que na maioria das vezes é o inglês. Um idioma que pode chamar de curinga.

Há quem já se envolveu em problemas muitos grandes por não dominar o idioma do destino escolhido. O último caso foi do professor Emmanuel Akomanyi que foi parar em Goiânia por conta do erro da atendente em uma agência de turismo. O destino escolhido era Georgetown, capital de Guiana. O empresa de São Paulo respondeu em nota que todos os funcionários falam a língua inglesa. Mas será que a pronuncia não confundiu a atendente que trocou os destinos? Não estamos julgando a competência da empresa, mas erros assim podem acontecer em várias ocasiões. É importante tentar depender o mínimo possível de empresas e pessoas por conta do idioma diferente.

Fazer um curso de inglês é um projeto a médio de longo prazo, onde é necessário investir tempo e dinheiro. Se uma pessoa resolver fazer uma viagem dentro de seis meses, vai ser difícil aprender o idioma por completo para não passar dificuldades durante a viagem. Mas dentro desse tempo já é possível desenvolver um pouco o domínio na língua inglesa. Então nossa dica é buscar o quanto antes o conhecimento da língua, já é um começo mesmo que seja superficial. Confira algumas dicas para começar seus estudos no inglês para viagens:

• Procure pesquisar mais sobre o destino escolhido, veja se há algum sotaque ou mistura de idiomas. Muitos países adotam mais de um idioma.
• Compre dicionários português-inglês
• Leve livros e guias com frases feitas, isso ajuda na comunicação
• Não confie apenas do meu aparelho celular para traduzir o idioma. A bateria pode acabar ou o telefone pode dar algum defeito.
• Ache material sobre o destino escolhido, mapas, guias, dicas, listas de restaurantes e hotéis. A internet é cheia de dicas e sugestões. Há grupos em redes sociais onde é possível buscar um auxilio com brasileiros que moram nos locais onde você pretende viajar.

Quando resolvemos fazer um viagem a principal preocupação é com o destino, hospedagem, e o dinheiro para passagens e para de manter-se lá. Muitos esquecem da dificuldade na comunicação, ou até acham que um dicionário ira solucionar o problema. O mais comum é ir mesmo sabendo da dificuldade, e isso não é errado. Mas saiba que tem maneiras alternativas para solucionar o problema de incompatibilidade de idiomas.

Existem cursos de inglês personalizados conforme a sua necessidade. Não faltam escolas de inglês em SP com grade de ensino personalizada, onde é incluso no conteúdo das aulas alguns temas que são diretamente ligados aos destino turístico escolhido. Isso facilita a vida de quem pretende viajar ou fazer um intercâmbio.

A Inglês Jundiaí por exemplo oferece esses tipos de cursos, com aulas de inglês particulares é possível estudar conteúdo otimizados para atender as necessidades de quem pretende viajar ou usa muito a língua inglesa no serviço. Ela também oferece cursos de inglês para negócios e para profissionais de TI, marketing e aulas de português para estrangeiros e turistas. As aulas são ministradas por professores capacitados nos dois idiomas. Acesse o site para mais informações sobre aulas particulares de inglês e cursos personalizados.

Já a Communicate English oferece um teste online para que o aluno avalie o nível de inglês e módulos do idioma conforme a necessidade do aluno: inglês geral e para negócios, preparatório para TOEFL, TOEIC e IELTS.

Quem escreve 

Tradutora freelancer, assessora de imprensa e fã do ambiente digital. Viaja sozinha desde muito cedo e sempre quis saber onde cada trilha e estrada acabam.

2 Replies to “Inglês para viagem: O que fazer na primeira viagem internacional”

  1. Oi Larissa,

    Não tem algum curso de ingles pra indicar aqui no Rio?

    Jundiaí é longe rs

    Queria aprimorar meu ingles e talvez fazer o toefl.

    Help! XO

    1. Não conheço ”/

Deixe uma resposta