Destinos América do Sul – de carro

Carretera Austral - destinos América do Sul

Conhecer novos lugares sempre é revigorando, ainda mais quando a cultura e costumes são bem diferentes. Uma das possibilidades pra fazer isso é pegar o carro e sair pelas estradas do nosso continente. Mas estamos falando de América do Sul e ter um veículo que aguente as nossas estradas é o ideal, e antes de botar o pé na estrada é preciso analisar a necessidade de comprar carro novo ou ter carros seminovos mais robustos.

Rota 60 - destinos América do Sul

Atravessando os Andes

Nossa primeira rota na América do Sul começa em Santiago, capital do Chile e termina na cidade argentina de Mendoza. 370 km separam as duas cidades, mas as belezas naturais vão fazer que trajeto dure boas horas de viagem. No trajeto, que começa na Rota 60, o motorista irá encontrar várias trechos de tirar o fôlego, um deles é a “Estrada Caroço”, formada por 29 curvas tortuosas. A rodovia corta as Cordilheiras dos Andes e na fronteira com a Argentina, quando começa a Rota 7, é possível admirar o ponto mais alto das Américas, o Monte Aconcágua, com seus 6.962 metros. Do lado argentino começa a decida para a cidade de Mendoza, as paisagens começam a tomar outra cara, principalmente por causa das vinícolas da região.

Parque Torres Del Paine - destinos América do Sul

 

Parque Torres Del Paine

Está dica não é para um rodovia convencional,  mas para a estrada que leva para o Parque Torres Del Paine, na Patagônia chilena. O parque possui mais de 240 hectares e tem uma vida silvestre abundante. Por ser uma das regiões mais frias da América do Sul, o motorista deve estar preparado para mudanças climáticas repentinas. O local fica a 110 km de Puertos Natales e é considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. Você poderá ver belos lagos, as torres que dão nome ao parque e também conhecer a caverna onde foram encontrados o restos mortais do milodonte, animal pré-histórico que habitou essa região.

Camino a los Youngas - destinos América do Sul

Camino a Los Yungas

Nossa terceira opção é a primeira que não passa pelo Chile ou Argentina. Camino a Los Yungas, mas também conhecida como a “Estrada da Morte”, começa em La Paz e termina em Corioco, são apenas 70 km de extensão e é recomendada para quem gosta de aventura. A estrada possui apenas de três metros de largura e requer muita atenção do motorista, já que a ela serpenteia uma montanha a 4.700 metros de altura e não possui quase nenhuma proteção.

Carretera Austral - destinos América do Sul

Carretera Austral

De volta ao Chile, vamos falara de uma estrada que motivo de orgulho nacional. Com 1.240 km de extensão, começa em Puerto Mont e termina em Villa O’Higgins, já na Patagônia chilena. Sempre serpenteando as Cordilheiras dos Andes, o roteiro passa por vários tipos de paisagens: são bosques, lagos, alguns trechos são percorridos em balsas e os glaciais. Nem todo o percurso é asfaltado, então não é recomendado viajar com carros pequenos e sem 4×4 (dê uma olhada nas opções de carros Chevrolet, eles têm uma linha de carros offroad que pode ser o que você precisa), e como estamos falando de uma das regiões mais frias da América do Sul, nessa viagem o tempo é quem está no comando.

Ruta 40 - destinos América do Sul

Ruta 40

Considerada a maior estrada da Argentina, a mítica Ruta 40 possui mais de 5.000 mil km de extensão e corta o país de norte a sul.  Quem quiser fazer o percurso completo é bom reservar vários dias na agenda e estar preparado para uma verdadeira aventura. Sempre estar prevenido serve para qualquer viagem de carro, mas essa palavra é obrigação em qualquer estrada da América do Sul, e nesse roteiro tanque cheio é obrigatório, são vários trechos desérticos, passando de vez em quando por um vilarejo, mas recompensa está nas belas paisagens. O viajante terá a oportunidade de passar por cidades como Mendoza, conhecida por suas plantações de uva e produção de vinho e Bariloche. Quem seguir até o fim da estrada é recompensado por uma das melhores imagens da Patagônia, então vale a pena persistir até o fim.

Quem escreve 

Tradutora freelancer, assessora de imprensa e fã do ambiente digital. Viaja sozinha desde muito cedo e sempre quis saber onde cada trilha e estrada acabam.

One Reply to “Destinos América do Sul – de carro”

  1. Precisando viajar, faz tão bem.

Deixe uma resposta